Biografia

Narciso Alvarenga Monteiro de Castro
Nascido em Belo Horizonte, nono filho de uma família tradicional de onze irmãos, o pai, bancário, e a mãe, do lar, sempre teve pendores para a leitura e para o estudo, destacando-se nas ciências sociais e biológicas. Formou-se sempre entre os primeiros e foi aprovado em 2o lugar para o curso de Odontologia, fazendo uso do crédito educativo, graduando-se com louvor. Atuou em consultório particular. Especializado em Saúde Pública, foi aprovado, no ano de 1986, em concurso de provas e títulos para o cargo de Cirurgião-dentista do Município de  Belo Horizonte. Lecionou na Faculdade de Odontologia da UFMG e foi diretor do Departamento Jurídico do Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais, em duas gestões. Foi Gerente de Centro de Saúde. Prestou vestibular e foi aprovado em 5o lugar, graduando-se pela Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Coração Eucarístico, no ano de 1994, excepcional turma que proporcionou juízes, delegados e promotores de justiça, além de excelentes advogados. Advogou na Capital por 2 anos, sem prejuízo de suas outras atividades profissionais. Aprovado no ano de 1996 em concurso de provas e títulos, no 10o lugar, foi chamado para prestar serviços na Justiça Federal em Belo Horizonte como Oficial de Justiça Avaliador, mas não assumiu.  Especializou-se em Direito do Estado pelo IEC da PUC em 1997, sendo escolhido o Orador da Turma, mesmo ano em que aprovado no concurso de provas e títulos para o cargo de Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Pós-graduado em Ciências Penais em especialização promovida pela Escola do Ministério Público de Minas Gerais. Mestre em Direito e Instituições Políticas. Especializando em Gestão Judiciária pela UnB. Lecionou em diversas faculdades de Direito pelas comarcas onde serviu e foi Juiz-Orientador da Escola Judicial Edésio Fernandes, do TJMG, orientando os juízes do Curso de Formação Inicial, que prestavam estágio na Vara de que era Titular na Capital. É casado com a advogada Amanda Drumond e pai de três filhos menores.

CARREIRA NA  MAGISTRATURA

Aprovado no Curso de Formação Inicial da EJEF, em 6o lugar. Foi Juiz Substituto na Comarca de Passa Tempo, de entrância inicial, onde recebeu o título de cidadão honorário. Foi também Juiz Eleitoral e Diretor do Foro. Substituiu na Comarca de Oliveira, de entrância final, sendo homenageado pela subseção da OAB. Promovido à Comarca de Porteirinha, de entrância intermediária, foi Juiz Eleitoral e Diretor do Foro. Recebeu títulos de cidadão honorário dos municípios de Pai Pedro e Catuti. Promovido à Comarca de Ituiutaba, entrância final, Vara Criminal, Menores e Precatórias e depois à entrância especial, 2a Vara Cível de Montes Claros, onde foi Juiz Eleitoral, fundador da 325a ZE e recebeu o título de Cidadão Honorário. Pediu remoção para a Vara de Fazenda Pública de Juiz de Fora. Posteriormente permutou e assumiu o cargo de Juiz Auxiliar de Belo Horizonte, também de entrância especial. Foi removido e titularizou na 8a Vara Criminal de Belo Horizonte, onde deixou o serviço em dia e foi destaque, com sentenças mencionadas em trabalhos científicos, inclusive uma das sentenças, que absolveu um camelô, mencionada no Senado Federal, em Brasília/DF. Outra, que absolveu uma pessoa pelo furto de uma lasanha, pelo Princípio da Insignificância, foi mencionada pela Rádio Justiça do STF. Lecionou em faculdades de Direito da Capital. Permutou e assumiu a 1a Vara Criminal e Execuções Penais de Poços de Caldas, Juiz Corregedor do Presídio,  permanecendo na comarca de 2011 a 2015, com profícuo e reconhecido trabalho. A sentença condenatória proferida no Caso Pavesi recebeu Moção de Aplauso da Comissão de Direitos Humanos da ALEMG e foi mencionada da Tribuna da Câmara dos Deputados em Brasília/DF. Também foi Juiz Eleitoral e Diretor do Foro Eleitoral, presidindo as eleições de 2014. Realizou nova permuta e assumiu o cargo de 4o Juiz de Direito da 2a UJESP de Uberaba.

OBRAS ACADÊMICAS

É autor dos seguintes livros: A família Alvarenga Monteiro de Castro, de 2001; Política Criminal Contemporânea e o Direito Penal do Inimigo, Núria Fabris Editora, 2010, citado por diversos autores e em trabalhos científicos.

Foi co-autor nos seguintes livros: Direito Penal na Atualidade, Escritos em homenagem ao Professor Jair Leonardo Lopes, Lumen Juris Editora, 2010, na companhia de renomados juristas nacionais e estrangeiros, como Renê Ariel Dotti, Des. Alberto Silva Franco, Miguel Reale Júnior e Kai Ambos, dentre outros;  Juizados Especiais, Homenagem ao Desembargador José Fernandes Filho, Del Rey Editora, 2011, na companhia de renomados juristas nacionais, como a atual Corregedora Nacional de Justiça, Ministra Fátima Nancy Andrighi, Fernando Tourinho Neto, José Renato Nalini, dentre outros festejados nomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário